10 Dicas de Organização financeira: Como começar?

Terceirização serviços administrativos bh belo horizonte
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

Descrição: Neste post, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo (a) a saber quais são as dicas de organização financeira para empresas e microempreendimentos em BH. Confira:

Tags: trabalhista, simples nacional, gestão de estoque, estoque de giro, administração BH, parcelamento de débitos em BH, certidão negativa BH

Organização financeira: como começar?

A organização financeira, através dos serviços administrativos em bh/belo horizonte, torna-se um dos assuntos mais importantes para os empreendedores em BH. Mas esta questão também faz muitos empresários perderem o sono devido às enormes exigências que estas demandas trazem à vida dos empreendimentos em Belo Horizonte.

Apesar de parecer complexo, ter o controle financeiro do seu negócio não precisa ser tão complicado assim. Com as 10 dicas que você verá neste artigo, com certeza as suas finanças estarão no azul! Por conseguinte, o fluxo de estoque e o capital de giro da sua empresa também será otimizado com as dicas que separamos neste artigo para você.

Quer saber mais? Continue lendo e entenda! A organização financeira é de fundamental importância para qualquer empreendimento promissor em BH. Com ela, é possível obter resultados positivos e também organizar e equilibrar o balanço de contas e o patrimônio da sua empresa. Sem organização financeira, certamente o complexo mundo dos empreendimentos em BH se tornaria bem mais complicado. Portanto, veja neste artigo como os serviços administrativos em bh/belo horizonte podem ajudar os empresários!

 

Organização financeira
Organização financeira

Qual a importância da organização financeira no seu negócio

Em relação à organização financeira em BH, em 2014, o SEBRAE desenvolveu um estudo intitulado de “Causa Morti de Empresas”, em que investigaram por que tantas empresas no BR fechavam no segundo ano de existência. Interessante, não é mesmo? Como resultado, o Sebrae identificou 3 principais problemas das empresas em BH, conforme os nossos serviços administrativos em bh/belo horizonte indicam:

  • Falta de planejamento prévio em BH;
  • Desenvolver a gestão empresarial de melhoria contínua em BH;
  • Comportamento do empreendedor em BH.

No estudo, foi constatado que parte dos empreendedores não levantam informações importantes sobre o mercado no qual estão tentando se inserir. Mais da metade não planejou itens básicos antes de abrir as portas para a organização financeira em BH. Portanto, com este resultado, é possível identificar as faltas e as carências das empresas em BH para que medidas de ajuda à estes empreendimentos em BH possam ser tomadas de forma adequada e com qualidade, garantia e segurança de que todo o processo contábil está sendo realizado da forma adequada em BH.

Neste sentido, acesse agora mesmo o site do BPO Financeiro em parceria com a Informa e conheça agora mesmo as alternativas e soluções que podemos propor à sua empresa em BH através dos nossos serviços administrativos em bh/belo horizonte. É fácil e seguro! Clique no botão “Solicite uma Proposta” e confira!

“Um maior tempo de planejamento permite que se conheça melhor o mercado antes de abrir a empresa, o que tende a aumentar as chances de sucesso”, descreve o relatório.”

Cerca de 39% não sabiam qual era o capital de giro necessário para operar o negócio. Outros 31% não sabiam qual o investimento era preciso. Metade dos empreendedores nem mesmo definem o valor do lucro desejado e o nível de vendas necessário para cobrir os custos e gerar o lucro pretendido. Deste modo, a organização financeira é de fundamental importância para que os empreendimentos cresçam e estejam bem posicionados no setor em que estão inseridos em BH.

Por que é tão difícil ter organização financeira?

Não há dúvida, pergunte para quem você quiser, a resposta será: finanças é muito importante. Contudo, mesmo que essa seja a opinião da maioria das pessoas, a organização financeira ainda é muito negligenciada. Segundo fontes confiáveis cerca de 46% dos brasileiros não fazem qualquer tipo de controle. Para tanto, os nossos serviços administrativos em bh/belo horizonte do BPO Financeiro em parceria com a Informa pode ajudar as EPPs e MEs a alcançarem o equilíbrio em suas finanças.

O descontrole tem diversas causas:

  1. Subestimar pequenos gastos:de pouco a pouco, a fatura do cartão de crédito chega e pode surpreender;
  2. Problemas emocionais:a saúde mental também impacta suas finanças. Muitas pessoas realizam compras por impulsos ou gastam rios de dinheiro em bens supérfluos por conta do bem-estar momentâneo do ato, assim como uma droga.
  3. Poupar somente “se sobrar”:deixar para o fim do mês para ver o que sobra e guardar é a receita para nunca sobrar dinheiro. Afinal, com dinheiro na conta, é muito mais tentador querer gastá-lo.
  4. Não ter prioridade:tanto nas finanças pessoais quanto na organização financeira da empresa, ter prioridade é fundamental. É melhor fazer uma retirada para pagar o seu cartão de crédito ou investir em uma nova tecnologia para o negócio?
  5. Deixar de acompanhar os gastos:quando registramos toda movimentação, nós temos um momento para refletir e verificar como estão nossas contas, de modo que ajuda a evitar estourar o orçamento.

10 Dicas para começar a organização financeira da empresa

  1. Mapeie suas finanças pessoais e do negócio

Em primeiro lugar, é crucial mapear as receitas e despesas das empresas (CNPJ) com os serviços financeiros em bh/belo horizonte. Para quem está começando um novo empreendimento de organização financeira, é importante entender qual seu custo de vida. Afinal, ao abrir uma empresa, haverá um período em que o empreendedor não receberá qualquer valor, até atingir um volume de vendas que cubra os custos e dê lucro. Então, ter uma reserva financeira para cobrir suas despesas pessoais é fundamental.

Para quem já possui um negócio, mas está com dificuldades de controlar as finanças, o primeiro passo é coletar informações sobre todas as receitas e despesas. Entender tudo que se tem para receber, quais as contas fixas pagas todos os meses e aquelas que vão vencer no futuro para uma organização financeira eficiente. Os serviços financeiros em bh/belo horizonte dependem também de fatores como, por exemplo, o auto-controle das finanças empresariais e a administração contínua do empreendimento em BH.

 

Serviços administrativos em bh belo horizonte
Serviços administrativos em bh belo horizonte
  1. Separe de forma definitiva suas finanças pessoais e da empresa

Em hipótese alguma o empreendedor deve misturar o dinheiro da empresa com suas finanças pessoais. A organização financeira já é difícil com a separação, quando ela não existe é ainda mais desafiadora! Então, nunca pague despesas pessoais com o cartão ou conta da pessoa jurídica. Além disso, defina um valor fixo para seu pró-labore (salário do empresário) e planeje suas despesas pessoais conforme esse valor através dos serviços financeiros em bh/belo horizonte.

 

Quando a empresa tiver lucro, você poderá fazer retiradas adicionais, chamadas de dividendos. É possível fazer isso todo mês, ou deixar o lucro no caixa e apenas retirar a cada trimestre, semestre ou anualmente. Dessa maneira, nunca mais as finanças vão se misturar e ficará mais fácil controlar o que é dinheiro da empresa e o que é o seu dinheiro.

  1. Monte uma planilha para rápida visualização

Durante seu mapeamento, monte uma planilha descrevendo cada item, com valor, data de vencimento, etc. A planilha irá organizar as informações de forma a facilitar a visualização e consulta dos dados para fazermos um bom planejamento através dos nossos serviços financeiros em bh/belo horizonte.

  1. Defina um orçamento anual

Falando em planejamento, o orçamento anual é uma tarefa muito importante em qualquer negócio para o equilíbrio da organização financeira. A organização financeira depende de antecipar os fatos, como as receitas, investimentos, despesas e custos. Entendendo quais são suas despesas para cada mês, ficará mais fácil definir as metas de vendas. Bem como ao entender o volume de vendas, será possível prever os custos envolvidos para atender a demanda e os investimentos necessários.

 

  1. Controle os prazos de recebimento e pagamento

Ter o completo controle sobre o dinheiro em caixa é crucial para evitar atrasar o pagamento das suas contas. Por isso, é crucial controlar os prazos em que você recebe dos clientes e quando você tem para pagar os fornecedores, funcionários, impostos, etc. Neste sentido, com a terceirização serviços administrativos bh/belo horizonte ocorre o controle adequado das suas finanças em BH.

Em termos mais técnicos, isso se chama controle do fluxo de caixa e organização financeira. Entendendo esses prazos, você será capaz de descobrir o valor da necessidade de capital de giro. Isso porque é muito raro um negócio conseguir receber pelas vendas antes de ter que pagar suas contas. Então, o empreendedor deve preparar seu caixa para pagar as contas em dia.

  1. Não esqueça do bom relacionamento com fornecedores

O bom relacionamento com fornecedores é benéfico para a organização financeira e para as operações como um todo. Ter bons parceiros é crucial para evitar problemas com estoque, por exemplo. Além disso, um bom relacionamento também facilitará a negociação de melhores condições, que é a nossa próxima dica para a terceirização serviços administrativos bh/belo horizonte.

  1. Negocie melhores condições com clientes e fornecedores

Negociar prazos maiores para pagar, descontos ou parcelamentos é fundamental para realizar a organização financeira, conforme comentado na dica 5.

 

Portanto, afie sua lábia para conseguir conversar com seus fornecedores e conseguir melhores condições. Aqui entra a importância do bom relacionamento com eles com a organização financeira.

Ao passo que também é importante ter condições que sejam favoráveis para seu negócio e os clientes. Isto é, encontre o equilíbrio entre facilitar o pagamento para o cliente, ao mesmo tempo que evite precisar de tanto capital de giro com a ação de emitir notas fiscais em bh/belo horizonte. Uma forma bem simples de fazer isso é oferecer descontos para o pagamento à vista.

  1. Use da tecnologia para ser mais produtivo

A organização financeira fica muito mais fácil quando usamos a tecnologia. Os programas chamados de ERP são fundamentais para os negócios, pois permitem realizar o controle de forma prática, simples e fornecem informações que ajudam na tomada de decisões em relação à organização financeira.

  1. Tenha um bom contador para te ajudar na tomada de decisões

Muitos empreendedores acabam esquecendo do quão importante é o contador para as empresas. Esse profissional não é apenas alguém que sabe lidar com as burocracias da abertura da empresa. Na verdade, o contador vai muito além da abertura e gerar as guias de impostos. Um bom contador também é um consultor especializado para sua empresa com procedimentos, como, por exemplo, emitir notas fiscais em bh/belo horizonte.

Assim, ele é capacitado para ajudar nas tomadas de decisões, como entender o melhor regime tributário para economizar com impostos, avaliar oportunidades, planejamento e organização financeira.

Terceirização serviços administrativos bh belo horizonte
Terceirização serviços administrativos bh belo horizonte
  1. Mantenha a disciplina e acompanhe as finanças com frequência

Enfim, a organização financeira não é algo que você faz uma vez e pronto, resolvido. Na realidade, o controle financeiro é um conjunto de hábitos que permitem a manutenção da saúde financeira da empresa. Portanto, é necessário trabalhar a disciplina de organização financeira e sempre registrar as movimentações corretamente, armazenar as notas fiscais e recibos, controlar o fluxo de caixa, acompanhar os relatórios financeiros, etc.

Por isso, crie em seu calendário reuniões para discutir sobre isso. Mesmo que seja apenas você responsável pelas finanças, agende uma reunião consigo mesmo, de modo a garantir que a análise financeira não será negligenciada.

Se você possui um contador de qualidade, peça a ajuda dele para tirar dúvidas e discutir sobre seu negócio e como emitir notas fiscais em bh/belo horizonte.

Em suma, mantenha tudo registrado, planeje com antecedência, use da tecnologia para monitorar suas finanças e conte com apoio profissional para garantir uma boa organização financeira no seu negócio.

 

Portanto, caso queira saber mais a respeito de softwares de gestão financeira acesse agora mesmo o link deste site e confira!

 

Quer receber em seu e-mail gratuitamente conteúdos sobre BPO Financeiro?

Prometemos que não vamos te lotar de SPAM.

Categorias

Fechar Menu