3 Dicas de Planejamento Financeiro Estratégico: Qual a Importância para os Negócios?

Terceirização de serviços administrativos bh/belo horizonte
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Planejamento financeiro estratégico
Planejamento financeiro estratégico

 

Podemos dizer que o objetivo do planejamento financeiro estratégico está relacionado com o planejamento empresarial: seja ele estratégico, tático ou operacional, por exemplo. Deste modo, este tipo de planejamento financeiro, o planejamento estratégico, tem como função também nortear o gestor em suas ações na empresa a qual administra! Portanto, a análise financeira estratégica é um processo sistemático orientado pelos elementos que identificam uma organização, como, por exemplo: missão, princípios e valores e definem seu curso com o tempo.

Além disso, a prática do planejamento ordena e disciplina as ações gerenciais, impõe reflexão lastreada em critérios e profissionaliza a administração, por exemplo. Em outras palavras, no campo da administração financeira e planejamento financeiro, os benefícios tornam-se mais evidentes com a aplicação de uma boa estratégia contábil, pois a boa prática do planejamento enseja uma melhor alocação de recursos e um monitoramento eficaz do negócio, minimizando o problema clássico da “falta de capital de giro”, apontada como uma das causas mais freqüentes da descontinuidade das organizações, por exemplo.

Portanto, quando falamos em planejamento financeiro estratégico, devemos analisar a viabilidade das estratégias desenhadas pelos gestores e administradores das empresas! Deste modo, a implementação do planejamento em seus diferentes níveis estratégicos, funciona como uma base para o entendimento de como funciona a dinâmica econômica e financeira da empresa, por exemplo. Além disso, as estratégias de planejamento financeiro são apenas parte do processo de planejamento, sendo essencial a compreensão do todo, por exemplo.

Dica 1 – Planejamento Financeiro Estratégico: O que é o conceito de estratégia?

Podemos dizer que no planejamento financeiro estratégico, o conceito de estratégia não é recente! Em outras palavras, define-se estratégia empresarial como o padrão que integra as principais metas, políticas e seqüências de ações de uma organização em um todo coerente, por exemplo. Além disso, estratégia também é definida como um curso específico de ação que indica precisamente como uma empresa está utilizando seus recursos com o fim de alcançar os seus objetivos preestabelecidos e assim gerar mais valor econômico para o empreendimento.

Deste modo, a estratégia consiste em uma escolha deliberada de um curso de ações entre um conjunto de alternativas de posicionamento! Acima de tudo, as ações visam influenciar positivamente o futuro da empresa, destacando-a no espaço de competição! Já o conceito relaciona-se a questões relevantes para a gestão a exemplo de objetivos e metas de longo prazo, que dão direção a uma organização. Devemos lembrar também que as políticas são regras de decisão que restringem ou contingenciam a ação, por exemplo.

Além disso, para o planejamento financeiro estratégico eficaz, os seus componentes podem ser estruturados conforme os preceitos a seguir:

  • O objeto da ação estratégica;
  • Os seus elementos estruturais;
  • O tempo de implementação da estratégia;
  • Os parâmetros presentes no planejamento.

Portanto, o planejamento estratégico é um processo de formulação de estratégias organizacionais no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que ela está atuando. Deste modo, caso você queira ir além de suas perspectivas estratégicas e econômicas na sua empresa, conte com o BPO Financeiro em parceria com a Informa (https://bpofinanceirobh.com.br/servicos/) para que toda a gestão estratégica da sua empresa possa ser gerenciada com segurança!

Dica 2 – Como elaborar e aplicar as estratégias do planejamento financeiro

Terceirização de serviços administrativos bh/belo horizonte
Terceirização de serviços administrativos bh/belo horizonte

 

Para que o planejamento financeiro estratégico possa ser bem aplicado em uma empresa, existem igualmente caminhos distintos para a elaboração do planejamento estratégico! Abaixo são apresentadas algumas propostas de planejamento e sugerem a elaboração do planejamento estratégico em quatro fases: análise ambiental interna, análise ambiental externa, encontros internos para formulações estratégicas e sistematização de premissas estratégicas, por exemplo. Portanto, alguns conceitos complementares como a definição de objetivos e metas e a formulação estratégica para a realização do diagnóstico da situação empresarial são importantes. Confira:

  • Análise ambiental interna das estratégias;
  • Análise ambiental externa das estratégias;
  • Encontros internos para formulação estratégica;
  • Sistematização das premissas estratégicas.

Deste modo, a metodologia adotada pelo profissional, definida como o caminho a percorrer para a elaboração do planejamento, apenas orienta a seqüência de procedimentos, que é sensível a dinâmica da organização e ao estilo gerencial, por exemplo.

Portanto, tanto a empresa como a gerência sempre devem ter como meta de planejamento financeiro a análise de como chegar à situação desejada, utilizando-se nesta etapa do planejamento financeiro, instrumentos prescritivos e quantitativos para que a elaboração dos planos de ação e acompanhamento possam ser aplicados dentro da empresa! Deste modo, este processo de elaboração do planejamento estratégico empresarial se resume em cinco palavras-chave: preparação, workshop, detalhamento, implementação e revisão, por exemplo.

Acima de tudo, o planejamento financeiro estratégico, independe da metodologia escolhida e alguns cuidados tornam-se necessários. Como, por exemplo, o planejamento focado no processo, as parametrizações de um produto de qualidade, e, antes de iniciar o processo, deve-se buscar entendimento comum sobre a relevância do mesmo e de cada elemento que o compõe! Além disso, é necessário que o planejamento estratégico seja de autoria coletiva dentro de uma empresa. Ou seja, sendo importante destinar parte do tempo de implantação a fim de envolver pessoas no processo.

Dica 3 – Planejamento Financeiro Estratégico: Quais são as vantagens?

Há muitas vantagens em se elaborar o planejamento estratégico! Uma delas está relacionada com a seqüência de etapas estruturadas como descrito a seguir, por exemplo:

  • Processo diagnóstico estratégico;
  • Formalização do diagnóstico estratégico;
  • Intervenções preliminares e ajustamento das diretrizes institucionais;
  • Elaboração estratégica;
  • Consolidação dos elementos do planejamento;
  • Implantação da mobilização efetiva de esforços;
  • Avaliação e ajuste.

Deste modo, a primeira etapa de implantação do planejamento estratégico é o processo diagnóstico. O diagnóstico representa um “olhar” sobre a realidade investigada sob diferentes recortes e abordagens ou dimensões! Portanto, diagnosticar significa explorar determinada realidade com o objetivo de investigá-la. Tem ponto de partida no próprio desempenho da organização, e compreende análises, interna e externa, à organização.

Portanto, podemos dizer que a análise interna corresponde ao estudo da estrutura organizacional em diferentes dimensões: institucional, operacional e financeira, por exemplo. Além disso, os níveis do ambiente organizacional também são levados em conta para que se enseje uma compreensão das origens do desempenho atual e de fatores estratégicos relevantes! Portanto, a análise do ambiente interno está relacionada às suas forças e fraquezas, capacidades e competências, para a obtenção de êxito no negócio! Observe as etapas da análise interna a seguir, aplicadas em uma empresa, por exemplo:

  • Desempenho estratégico da empresa;
  • Fatores de influência empresariais;
  • Vetores de estratégias da empresa;
  • Consequência do desempenho estratégico;
  • Causa-raíz das análises estratégicas da empresa;
  • Efeito do mapeamento estratégico.

Em outras palavras, a gerência da empresa deve sempre analisar como promover a sinergia destes recursos para o cumprimento da missão organizacional!

Como a Informa Contábil BH pode ajudar a sua empresa com o planejamento financeiro estratégico?

Serviços financeiros em bh/belo horizonte
Serviços financeiros em bh/belo horizonte

 

O BPO Financeiro em parceria com a Informa Contábil BH pode ajudar a sua empresa com o planejamento financeiro estratégico, pois somos uma consultoria em finanças estratégicas que conta com os serviços de Gestão Contábil. Portanto, é essencial e indispensável para o desenvolvimento dos seus negócios, e a amplitude das informações contábeis apresentadas através de relatórios, contribuem para que você empresário possa tomar a melhor decisão para seus empreendimentos.

Caso você queira saber mais sobre estratégias de análises financeiras, acesse agora mesmo o link deste site (https://riconnect.rico.com.vc/blog/analise-tecnica) e confira!

Bibliografia: Planejamento Financeiro: Yumara Lúcia Vasconcelos. Ed. rev. Rio de Janeiro: IES – DE Brasil, 2012.

 

Quer receber em seu e-mail gratuitamente conteúdos sobre BPO Financeiro?

Prometemos que não vamos te lotar de SPAM.

Categorias

Fechar Menu