4 Dicas de como elaborar um balancete financeiro

Como elaborar um balancete financeiro
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

Descrição: Neste post, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo (a) a saber quais são as 4 dicas de como elaborar balancetes financeiros em BH de forma segura e eficiente. Confira:

Tags: prestação de contas BH, balanços financeiros, capital social, patrimônio líquido, análise financeira, ações de empresas em BH, ativos e passivos de empresas

 

Em algum momento, você se deu conta de que precisava saber como elaborar um balancete financeiro e não teve tempo de procurar uma contabilidade em Belo Horizonte ou em uma cidade próxima? É justamente para acabar com algumas dúvidas sobre essa temática que surgiu esse post.

Pensando nisso, confira as dicas dos nossos serviços administrativos em bh/belo horizonte. Esse guia fácil sobre elaboração de balancetes periódicos e balanços anuais vai se tornar a sua referência para os negócios em BH.

Portanto, para você saber como elaborar um balancete financeiro fique atento às dicas do artigo de hoje e confira as novidades que separamos para você neste texto! Falaremos sobre as 4 principais dicas de como equilibrar as suas finanças de forma saudável e com segurança em BH.

Como elaborar um balancete financeiro
Como elaborar um balancete financeiro

 

Como elaborar balancetes financeiros: Elaborando balancetes periódicos em BH

A princípio, o balancete pode ser definido como um tipo de documento de demonstração financeira para conhecer débitos, créditos, saldos e quaisquer outras contas contábeis. Dessa forma, esse demonstrativo funciona como um controle interno eficaz para as empresas e, na maior parte das vezes, é feito por um contador através dos serviços administrativos em bh/belo horizonte.

Diferentemente de outros documentos, o balancete é feito de acordo com os períodos que serão analisados, não sendo necessariamente do mês todo, por exemplo. Ao contrário do livro diário, balancete não é obrigatório. Porém, é de extrema importância e deve ser elaborado mensalmente para acompanhamento das contas do balanço patrimonial. Portanto, veremos neste artigo como elaborar um balancete financeiro de forma simples, rápida e segura.

Em suma, saber como elaborar um balancete financeiro faz parte da rotina mensal dos negócios e podem ter várias informações, de acordo com o tipo de empresa. Mais importante que isso, o balancete serve para que você ou outro profissional verifique se a soma dos saldos devedores e credores são os mesmos. Assim, uma contabilidade no estado de Minas Gerais e uma contabilidade em Belo Horizonte, avaliando os mesmos números, deve chegar aos mesmos resultados.

Neste sentido, há 4 regras básicas de como elaborar um balancete financeiro. Por exemplo, o equilíbrio de contas, da natureza da empresa (CNPJ) em BH, o débito da empresa (CNPJ) em MG e o crédito do empreendimento em BH. Deste modo, os balanços anuais também fazem parte das soluções do BPO Financeiro em parceria com a Informa para que o equilibro de contas possa ocorrer da forma correta!

Como elaborar balancetes financeiros: Exemplo simples de balancete em BH

Um exemplo simples de elaborar um balancete financeiro periódico é com quatro colunas, sendo nomeadas de acordo com a necessidade das obrigações fiscais das empresas (CNPJ) em BH. Você pode conferir logo abaixo as principais obrigações das empresas em BH para que o balancete Financeiro possa ser feito da forma correta. Confira:

  • Contas: O balancete de contas em BH funciona através da contratação de serviços administrativos especializados do BPO Financeiro em parceria com a Informa. É simples, fácil e prático realizar as consultas de contas e créditos patrimoniais através do software Conta Azul.
  • Natureza: Saber a natureza dos balancetes financeiros em BH também é necessário para que possa ocorrer o equilíbrio de contas de forma sustentável e com total garantia sobre os Retornos Sobre Investimentos (ROI). Que a contabilidade em BH poderá estar proporcionando à você a à sua empresa (CNPJ) em BH.
  • Débito: Os débitos, certidão negativa de débito e contas a pagar também são de fundamental importância na hora de elaborar os Balancetes Financeiros em BH. Deste modo, com uma contabilidade especializada em BH isso tudo fica muito mais simples e fácil de ser concretizado!
  • Crédito: Os débitos de contas correntes de empresas em BH também devem ser levados em consideração na hora da elaboração dos balancetes financeiros destes empreendimentos (CNPJ) em BH. Isso ocorre porque o equilíbrio de contas é fundamental para o correto fluxo de caixa (CX) da empresa.
 Terceirização de serviços administrativos bh/belo horizonte
Terceirização de serviços administrativos bh/belo horizonte

 

Deste modo, o número de linhas depende do número de contas e, na última linha, tem-se o total. Que serão calculados, débito e crédito, separadamente através dos serviços administrativos em bh/belo horizonte. Isso é importante porque nestes balancetes financeiros, estão todas as informações da prestação de contas das empresas (CNPJ) em BH.

Alguns exemplos de conta incluem: Fluxo de caixa, Empréstimos, Mercadorias, Capital Social, Lucros e/ou prejuízos, Movimentações bancárias, dentre outras operações das empresas (CNPJ) em BH. Em segundo lugar, isso é muito importante porque o equilíbrio orçamentário entre as contas das empresas em BH proporciona benefícios para funcionários e garantem a correta manutenção dos caixas (CX) das empresas.

Já no quesito natureza, você especifica se essas contas se referem a ativos, passivos, patrimônio líquido ou outras. Depois de completar débito e crédito de acordo com os números de cada conta, faz-se a soma para avaliar os resultados com os serviços financeiros em bh/belo horizonte. É importante observar que para saber como elaborar um balancete financeiro, muitas vezes, como base para que as empresas consigam empréstimos bancários, acionistas ou mesmo novos investidores procuram por alternativas para que o balanço de contas possa ser efetivado.

Como elaborar balancetes financeiros: Como elaborar balanços anuais em BH

Bom, agora, vamos ao segundo ponto desse post: os balanços anuais. Primeiramente, balanços anuais não são iguais ao balancete e, com isso, é preciso entender o conceito por trás dessa temática. Balanços anuais tem como foco ser um demonstrativo contábil que mostra a posição financeira e patrimonial de uma entidade ou empresa. Para isso, são utilizadas datas específicas de avaliação, sendo estas analisadas de forma qualitativa e quantitativa com os serviços financeiros em bh/belo horizonte.

Desse modo, todas as contas são classificadas segundo o elemento do patrimônio e agrupadas, posteriormente, para análise. O balanço patrimonial é composto de três elementos que servem como base para saber como elaborar um balancete financeiro:

  • Ativos: como bens, direito e recursos controlados capazes de gerar lucros;
  • Passivos: origem dos recursos da entidade e obrigações com terceiros com os serviços financeiros em bh/belo horizonte;
  • Patrimônio líquido: que são os recursos da empresa.

Detalhe: Você pode calcular facilmente o valor total do patrimônio líquido pela diferença entre o ativo total e o passivo exigível. Basta visualizar a fórmula: Patrimônio líquido = Ativo – Passivo. Deste modo, o balanço anual é obrigatório Diferente do balancete, o balanço anual é obrigatório para a terceirização serviços administrativos bh/belo horizonte. Salvo, dessa obrigatoriedade, duas exceções: microempresas e empresários rurais.

Se quiser saber mais sobre a questão legal de como elaborar um balancete financeiro, vale a pena conferir a Lei 11.638/07, com medida provisória 449/08. Este documento serve então, para comprovar a real situação da empresa, já que alguns balancetes podem ser resultados alterados devido ao Patrimônio Líquido da entidade. Neste sentido, a terceirização serviços administrativos   bh/belo horizonte pode proporcionar soluções rápidas e fáceis para esta situação das empresas em BH.

Para facilitar a vida dos empreendedores e da contabilidade em Santo André ou de outros estados, é comum que o levantamento siga o ano civil. Assim, o balanço anual é feito ao final do ano e encaminhado a contadores em janeiro. Esses contadores têm então, até o final de junho para concluir o documento. Caso isso não ocorra, o balanço anual perde o valor como documento oficial.

Como elaborar balancetes financeiros: Elaborando o balanço anual em BH

O balanço anual é um documento técnico e teórico, sendo que a dica é contratar uma contabilidade em São Bernardo do Campo ou contabilidade no ABC, ou a mais qualificada e próxima, para fazer os documentos da sua empresa. De qualquer forma, é possível reduzir a elaboração aos seguintes passos:

  • Determine o período referente ao balanço;
  • Levante os números ativos da empresa para a terceirização serviços administrativos bh/belo horizonte;
  • Levante os números passivos da empresa;
  • Levante o Patrimônio Líquido;
  • Faça as somas do balanço, respectivamente.

Assessoria Contábil – Precisando de ajuda para a sua empresa?

É comum que os empreendedores não tenham ideia de como funciona ou como elaborar um balancete ou mesmo um balanço anual. Afinal, são muitos os números a serem avaliados, o que inclui documentos, períodos e constante análise. Foi para isso que o BPO Financeiro em parceria com a Informa Contábil nasceu em Belo Horizonte.

Com o objetivo de garantir que os seus números estejam corretos, você saiba o real lucro e patrimônio do seu negócio e ainda atua junto a lei, contadores que atuam há mais de dez anos no mercado estão prontos para lhe ajudar para a questão de como elaborar um balancete financeiro.

Para facilitar ainda mais o seu serviço, o BPO Financeiro em parceria com a Informa, atuam também como contabilidade em Belo Horizonte, região de MG e através de um clique, no site oficial. Dessa maneira, você consegue entrar em contato com profissionais realmente qualificados, disponíveis de segunda à sexta-feira para solicitar a terceirização serviços administrativos bh/belo horizonte.

Serviços financeiros em bh/belo horizonte
Serviços financeiros em bh/belo horizonte

 

Como elaborar balancetes financeiros com o BPO Financeiro em parceria com a Informa Contábil em BH

Elaborar balancete ou balanço anual não é tão simples e a recomendação geral é: busque por um profissional qualificado. Seguindo essa linha, consulte um dos nossos profissionais do BPO Financeiro em parceria com a Informa para tirar dúvidas sobre serviços ou para fazer o seu orçamento. Assim, você vai estar preparado para uma análise real dos negócios, incluindo contas e lucros, para estar um passo à frente da concorrência para emitir notas fiscais em bh/belo horizonte.

Quer receber em seu e-mail gratuitamente conteúdos sobre BPO Financeiro?

Prometemos que não vamos te lotar de SPAM.

Categorias

Fechar Menu